O LADO OCULTO - Jornal Digital de Informação Internacional | Director: José Goulão

O Lado Oculto é uma publicação livre e independente. As opiniões manifestadas pelos colaboradores não vinculam os membros do Colectivo Redactorial, entidade que define a linha informativa.

Assinar

PENTÁGONO TENTA ESCONDER AS DESPESAS DE GUERRA

2020-03-31

Martha Ladesic, Washington

O Departamento da Defesa dos Estados Unidos (Pentágono) está a actuar discretamente junto do Congresso para poder abolir a versão não classificada do Programa de Defesa para os Próximos anos (FYDP), exigida por lei desde 1989.

A elaboração de uma versão não classificada do FYDP é parte integrante do processo anual de orçamento do Pentágono e fornece estimativas sobre as despesas militares norte-americanas a um futuro de cinco anos.

O Departamento da Defesa, contudo, apresentou em 6 de Março uma proposta legislativa ao Congresso no sentido de que a versão não classificada deixe de ser elaborada. A aprovação desta proposta poderá “eliminar a exigência de envio de um Programa de Defesa para os Anos Futuros não classificado ao Congresso, ao Gabinete de Orçamento do Congresso, à Procuradoria-Geral dos Estados Unidos e aos Serviços de Pesquisa do Congresso”.

Esta diligência do Pentágono significa que a elaboração do seu orçamento se tornaria praticamente secreta, facto que se acrescenta aos “buracos” nas contas do Departamento - que ascendem a muitos biliões de dólares não justificados. 

Segundo o Pentágono, a versão não classificada poderia “inadvertidamente revelar informações confidenciais” e permitir “que os adversários obtenham informações confidenciais através de compilações sobre o desenvolvimento de armas, estrutura das forças e planos estratégicos do Departamento”.

Os dados do FYDP também não serão incluídos na proposta anual de orçamento, se a proposta for aprovada. Esta prevê uma versão classificada para o Congresso mas sem a certificação dos funcionários do Pentágono garantindo que os dados são precisos. O Pentágono alega que este passo é dispensável porque segue é o processo usado para informar o presidente.

Analistas em Washington consideram que esta iniciativa demonstra como o Pentágono pretende esconder cada vez mais as despesas de guerra.


fechar
goto top