CHINA SEM NOVOS CASOS DE COVID-19

2020-03-19
Redacção de O Lado Oculto
A China não registou qualquer novo caso de novo coronavírus (COVID-19) doméstico na quarta-feira, dia 18 de Março, o que acontece pela primeira vez desde o início do surto, em Dezembro de 2019.
De acordo com informações da Comissão Nacional de Saúde, os 34 novos casos registados na quarta-feira, 21 deles em Pequim, foram todos “importados”. Tratou-se de cidadãos chineses regressando de viagens ao estrangeiro e cidadãos estrangeiros chegados principalmente de países europeus.
As autoridades realçam a circunstância de não ter surgido nenhum caso novo principalmente na cidade de Wuhan, o epicentro da epidemia na China.
No caso de esta nova situação se manter durante 14 dias, as drásticas restrições estabelecidas no combate à doença poderão começar a ser levantadas gradualmente. No restante território da província de Hubei, que integra a cidade de Wuhan, não se registam casos novos há precisamente 14 dias. O facto tem permitido que viajantes de outras regiões possam entrar na província mediante controlos considerados adequados.
A quarentena absoluta em Wuhan tem vindo a ser levantada aos poucos, à medida da diminuição de novos casos, de modo a que as pessoas possam sair às ruas e não estejam fechadas nas suas residências.
Os esforços chineses mais intensos registam-se agora através de medidas para controlar a “importação” de pacientes infectados no estrangeiro. “Uma faísca pode provocar um incêndio”, sublinhou o jornal China Daily em editorial.
Os serviços de saúde montaram sistemas de verificação nos aeroportos, onde os passageiros oriundos de um conjunto de países, sobretudo da Europa, são encaminhados para locais de quarentena onde permanecerão 14 dias. As excepções relacionam-se com os passageiros que podem demonstrar ter um local autorizado para permanecer confinados durante duas semanas.