O LADO OCULTO - Jornal Digital de Informação Internacional | Director: José Goulão

O Lado Oculto é uma publicação livre e independente. As opiniões manifestadas pelos colaboradores não vinculam os membros do Colectivo Redactorial, entidade que define a linha informativa.

Assinar

REUNIÃO DA NATO COM GENERAIS INFECTADOS

Aspecto da reunião de Wiesbaden

2020-03-10

Lourdes Hubermann, Berlim; Exclusivo O Lado Oculto

Um general e parte da guarnição norte-americana da base militar de Wiesbaden, na Alemanha, entrou de quarentena depois de uma reunião de alto nível da NATO em que participaram dois generais infectados com coronavírus.

A medida foi tomada na sequência de uma reunião operacional da Aliança Atlântica realizada em 6 de Março. O general polaco Jaroslav Mika e o general italiano Salvatore Farina, participantes no encontro, deram positivos em relação ao Covid 19 nos testes efectuados pouco depois. Perante os factos, o general norte-americano Christopher Cavali e parte da guarnição norte-americana da base de Wiesbaden entraram de quarentena.

A reunião na Alemanha realizou-se no quadro da preparação dos extensos jogos de guerra Defender 20 que a NATO insiste em fazer ignorando todas as medidas que têm vindo a ser tomadas no combate ao surto de coronavírus.

No âmbito dessas manobras, cerca de 40 mil soldados, entre eles 30 mil norte-americanos, serão distribuídos através de 10 países da Europa, incluindo Itália e Polónia, para lutar “contra qualquer ameaça potencial”. Os jogos de guerra têm no programa a realização de concertos de rock com entradas livres. É o maior movimento de tropas na Europa desde o fim da guerra fria.

Os jogos de guerra decorrerão à revelia das medidas que têm sido tomadas por quase todos os governos da Europa para evitar multidões, viagens e limitar ao máximo os efeitos dos contactos humanos.

Na reunião de Wiesbaden, além dos generais infectados participaram oficiais superiores oriundos de numerosos países da NATO, designadamente França, Espanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Reino Unido e Canadá. De notar que já foi registado pelo menos um caso de coronavírus na sede da NATO em Bruxelas. 


fechar
goto top