O LADO OCULTO - Jornal Digital de Informação Internacional | Director: José Goulão

O Lado Oculto é uma publicação livre e independente. As opiniões manifestadas pelos colaboradores não vinculam os membros do Colectivo Redactorial, entidade que define a linha informativa.

Assinar

NOVA ENCENAÇÃO DE “ATENTADO” QUÍMICO

Imagem do local onde foram encontrados os produtos

2020-03-09

Edward Barnes, Damasco; Exclusivo O Lado Oculto

Membros do Exército Árabe Sírio encontraram materiais nas imediações da cidade de Saraqib, na província de Idleb, provando que grupos filiados na al-Qaida preparavam uma nova encenação de atentado químico.

A descoberta revela que os sectores terroristas e seus apoiantes não desistiram de tentar manobras desse tipo apesar de já terem sido desmascaradas em várias ocasiões - e terem até acarretado o desprestígio dos responsáveis da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ ou OPCW, na sigla anglo-saxónica).

As tropas sírias encontraram num local dos arredores da cidade um rocket, munições, um contentor com uma substância química, um engenho explosivo improvisado e equipamento para manipular substâncias químicas agressivas.

“O nosso equipamento revelou que o produto amarelo dentro do contentor é uma substância química tóxica, clorina, de acordo com uma análise preliminar”, declarou o oficial sírio Hassan Bachir.

Anteriormente, em 2 de Março, membros do grupo terrorista Tahrir al-Sham, filiado na al-Qaida, tentaram fazer uma encenação de ataque químico mas acabaram por envenenar-se a si próprios, de acordo com uma informação do Ministério russo da Defesa.

Em termos gerais os terroristas tentam encenar os ataques químicos para acusar o governo sírio e provocar assim “retaliações” militares pelas potências ocidentais, como aconteceu em 7 de Abril de 2017 através do lançamento de mísseis de cruzeiro por Estados Unidos, Reino Unido e França.

Normalmente, os executores das acções pertencem ao grupo “humanitário” Capacetes Brancos, associado à al-Qaida, em colaboração com produtoras e empresas de comunicação, entre elas a britânica Olive, que montam e registam a encenação para distribuir pelo mundo através da comunicação social corporativa.

O “atentado” que provocou o ataque de 7 de Abril de 2017 foi comprovadamente falso como revelaram jornalistas no terreno e foi posteriormente confirmado por técnicos da OCPW ao denunciarem a falsificação do relatório da organização sobre os acontecimentos.

Altos responsáveis diplomáticos e militares norte-americanos encontraram-se há poucos dias com elementos dos Capacetes Brancos na fronteira turca com a Síria que confina com a província de Idleb.


fechar
goto top