O LADO OCULTO - Jornal Digital de Informação Internacional | Director: José Goulão

O Lado Oculto é uma publicação livre e independente. As opiniões manifestadas pelos colaboradores não vinculam os membros do Colectivo Redactorial, entidade que define a linha informativa.

Assinar

A ARMADILHA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO

2020-12-08

E de repente tudo se tornou sustentável. Dos mais solenes discursos dos poderes à publicidade mais assanhada instando aos mais desenfreado consumismo, a “sustentabilidade” tornou-se um mandamento inapelável; ignorando nós se muitos dos doutrinadores saberão do que estão a falar. Em prol da sustentabilidade faz-se uma mixórdia de conceitos onde cabem a ecologia, o combate às mudanças climáticas, a pegada de carbono e respectiva neutralização, o efeito de estufa, o degelo, as energias renováveis, o desenvolvimento sustentável; num ápice, as coisas que consumimos no dia-a-dia tornaram-se recicláveis, compostáveis, biodegradáveis, obrigatoriamente biológicas. Circula muito e constante ruído para nos obrigar a assimilar coisas de que a generalidade das pessoas não fazem ideia. Ora nada disto é inocente, conjuntural e fortuito.

Conteúdo exclusivo.

O conteúdo que está a tentar visualizar é exclusivo para Assinantes.

ambienteecologiadesenvolvimento sustentadodesenvolvimento sustentávelsustentadosustentávelambientecausas ambientaisclimamudanças climáticasefeito de estufadegelodióxido de carbonocarbono neutroBPNestléMonsantoáguarecursos aquíferosprivatização da águareciclagemcompostávelbiodegradávellixeirabiológicoinsustentávelcapitalismoneoliberalismoglobalismoNATOatlantismoAliança Atlânticaimperialismocolonialismocapitalismo verdeverdeRelatório BrundtlandONUNações Unidaspropagandamainstreamcomunicação social corporativaagroalimentarpesticidasglobalistaPartido Verde alemãoVerdesGrupo Verde no Parlamento EuropeuParlamento EuropeuUnião EuropeiaAlemanha FederalMarchas da Pazguerrapazarmas nuclearesJugosláviaBelgradoJoscka FisherEuropaplanetaTerrameio ambienteindústria mineiracombustíveis fósseispetróleogás naturalDeepwater Horizonpartidos ecologistascimeiras climáticas da ONUtragédia ambientalprodução de armamentoscréditos de carbonoflorestasflorestaçãoincêndios florestaisAmazóniaEuropa OcidentalCalifórniafractura hidráulicafrackingproduçãoconsumoconsumismoextorsãorecursos naturaisenergiaenergias renováveisenergia eólicaenergia solarlítiozero carbonomobilidade eléctricacaféarrozmanipulação genéticatransgénicosecossistemasBrasilChinaÍndiahumanidadeBanco MundialFMIFórum Económico MundialFEMDavosbelicismomilitarismocorrida aos armamentosdesperdíciosdesertificaçãoAcordos de Parislucro máximoganânciamaresoceanoszonas desérticascalotes polares
fechar
goto top