O LADO OCULTO - Jornal Digital de Informação Internacional | Director: José Goulão

O Lado Oculto é uma publicação livre e independente. As opiniões manifestadas pelos colaboradores não vinculam os membros do Colectivo Redactorial, entidade que define a linha informativa.

Assinar

UM GENERAL COMO “PRESIDENTE OPERACIONAL” DO BRASIL?

O general Braga Netto com Bolsonaro: presidente "operacional" e "rei"?

2020-04-04

Jornal GGN/O Lado Oculto

A notícia de que o general Walter Braga Netto, chefe da Casa Civil de Bolsonaro, se tornou o “presidente operacional” do Brasil já circula fora do país e foi confirmada pelo jornalista argentino Horacio Verbitsky.

Segundo informações da Radio El Destape (Argentina), os excessos cometidos por Jair Bolsonaro no cargo de chefe do Estado “causaram repúdio à população e ao mundo em geral” e, em plena pandemia do coronavírus, “este presidente comporta-se de maneira totalmente imprópria e com ignorância perante a situação”. O general Braga Netto, ex-chefe do Estado-Maior do Exército, chefia a Casa Civil da Presidência desde meados de Fevereiro.

De acordo com Verbitsky, “houve uma comunicação por telefone de um chefe de alto escalão do Exército brasileiro com um da Argentina, no qual o brasileiro informou que foi tomada a decisão de ignorar o presidente Bolsonaro em todas as decisões importantes”, ressaltando que “haverá consequências”.

Quanto a Bolsonaro, continuará no papel de presidente constitucional, mas sem o mesmo peso de antes. “Não é equivalente à posição de presidente mas à sua redução a uma figura do tipo de monarca constitucional, sem poder efectivo”, diz o jornalista argentino. “Não é um relatório oficial, é uma comunicação entre dois amigos que representam posições muito altas nas respectivas hierarquias”, destacou Verbitsky.


fechar
goto top